Certificação Internacional

Curso de Atualização Sushi Skills Brazil

Com o intuito de incentivar a atualização dos profissionais de restaurantes japoneses no Brasil, o primeiro Curso Sushi Skills Brazil traz o mestre japonês Masayoshi Kazato a São Paulo.

O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro de 2015 no Campus Centro, da Universidade Anhembi Morumbi, onde estão programadas as aulas e a aplicação do teste de proficiência que promove a certificação internacional de profissionais especializados em sushi.

O conteúdo do curso, desenvolvido pela All Japan Sushi Association Sushi Skills Institute, inclui técnicas de preparo do arroz, higienização de peixes e manutenção de facas, que são habilidades essenciais para formar o profissional da cozinha japonesa.

Voltado para profissionais (cozinheiros, proprietários, chefs, professores), o curso de atualização é dividido em módulos teóricos e práticos e, ao final, os alunos receberão um certificado de participação.

Certificação Internacional

img_site-3
Além das aulas, o participante do curso também poderá realizar o exame de proficiência que faz parte da certificação para profissionais da culinária japonesa. A avaliacão dos exames é pela comissão japonesa da AJSA Sushi Skills Institute, ligada à AJSA (associação de profissionais do sushi reconhecida pelo governo japonês).

Desde 2010, a prova teórica já avaliou chefs de outros países como Estados Unidos, Rússia e Austrália e será aplicada, pela primeira vez, no Brasil no dia 28 de outubro de 2015.

Os participantes aprovados receberão a certificação AJSA Sushi Skills Institute, cuja é validade internacional e ainda abre espaço para a participação na Copa do Mundo de Sushi (World Sushi Cup) que avalia os melhores profissionais deste ramo no mundo.

No Brasil, o Curso de Atualização SSB é realizado pela JBGroup com a consultoria da produtora DO Cultural e a participação do divulgador da culinária japonesa Shin Koike como conselheiro do projeto.

Arte e técnica

img_site-4
A arte de fazer sushi está muito além das habilidades de cortar peixes. Da escolha de um peixe fresco ao momento em que o prato é servido, o profissional da cozinha precisa estar atento a muitos processos.

Para cada tipo de peixe existem métodos de higienização específicos e cada etapa da produção do sushi tem um porquê. “É importante lavar bem o arroz, pois, ao retirar a gordura da superfície, o vinagre adere melhor ao grão”, explicou Kazato em sua primeira visita ao Brasil, em agosto de 2014. Na ocasião, o chef ministrou uma palestra exclusiva para profissionais e também participou da recepção ao primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Higiene e segurança alimentar também são essenciais para o manuseio de alimentos crus e será um dos principais temas abordados no curso. De acordo com Kazato, a angulação correta da faca permite que se crie “uma frente e um verso no corte do peixe”. Ao usar uma faca de maneira adequada, “a possibilidade de contato do alimento com o ar é menor”, continua o chef, “e isso contribui para preservar o sabor e diminuir riscos de contaminação”.

Para o chef Hirotoshi Ogawa, diretor-geral da AJSA Sushi Skills Institute, o cuidado com o alimento está se perdendo e a culinária japonesa acaba sendo prejudicada. “Além disso, a demanda pela comida japonesa foi crescendo, mas a mão de obra especializada, não”, disse o chef ao enfatizar que existe um padrão mínimo de boas práticas a ser seguido na cozinha japonesa.

“Não estou pensando só na geração de agora, mas nas próximas também para que o nível da gastronomia cresça cada vez mais”, comentou Ogawa durante sua primeira visita ao Brasil em maio de 2015.

Curso de Atualização Sushi Skills Brazil

Quando: 27 e 28 de outubro de 2015
Onde: Universidade Anhembi Morumbi – Câmpus Centro
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Brás, São Paulo – SP
Vagas: 50 (a inscrição inclui DVD + inscrição para o teste de proficiência)
Opções de pagamento:Em até 15 vezes no cartão de crédito ou à vista no boleto bancário
Informações: contato@sushiskills.com.br
Inscreva-se aqui